PROJETOS EM ANDAMENTO CAMPANHAS DE IMPACTO
Cada um de nossos filmes é parte de uma campanha maior, desenhada para transformar realidades. Nossos projetos são ferramentas e evidências que podem influenciar políticas públicas, mobilizar comunidades e servir como veículos de prova, legitimidade e preservação da memória. Nossa jornada exige recursos técnicos, pesquisa, paixão, compromisso e, acima de tudo, a colaboração de pessoas como você. Buscamos parcerias significativas que fortaleçam nossa capacidade de promover imaginários possíveis. Para saber mais sobre nossos projetos em desenvolvimento e captação, entre em contato pelo e-mail contato@chiappinifilmes.com. Ajude-nos a manter nossa liberdade editorial e financeira com uma doação.
WAKOBORUN:
AS MULHERES
GUERREIRAS
ALTO RIO TAPAJÓS / T.I. MUNDURUKU
ESTADO: Pará / Amazonas / Mato Grosso
EIXO TEMÁTICO: Garimpo ilegal
PRODUÇÃO: Katu Filmes & Chiappini Filmes
SINOPSE: O Rio Tapajós está agonizando, contaminado pelo garimpo ilegal de ouro. Nas margens desse Rio, uma família de mulheres indígenas – mãe e filhas – vão lutar pela preservação do seu território e do estilo de vida do povo Munduruku. Suas armas são câmeras, computadores e microfones. A cineasta Cleu Munduruku é diretora e personagem principal desse projeto de documentário instigante cheio de metalinguagens e histórias emocionantes.
ÝWÀN: A ALMA DO RIO MEARIM
RIO MEARIM / T.I. BACURIZINHO & T.I. ARARIBÓIA (GUAJAJARA)
ESTADO: Maranhã / Brasília
EIXO TEMÁTICO: Agronegócio
PRODUÇÃO: Katu Filmes, Chiappini Filmes
SINOPSE: No extremo leste da Amazônia, às margens do Rio Mearim, guerreiros Guajajara enfrentam invasores e a devastação ambiental causada pela monocultura da soja. A poluição do rio ameaça a sobrevivência física e espiritual do povo, colocando em risco sua saúde, herança cultural e modos de vida ancestrais. O cineasta Danilo Guajajara e o advogado Arão da Providência Guajajara vão se unir para lutar em defesa do Rio Mearim e do território Guajajara.
ARAME FARPADO
ESTADO: Maranhã / Brasília / Rio de Janeiro
EIXO TEMÁTICO: Direitos Humanos
PRODUÇÃO: Casa de Marimbondo, Katu Filmes e
Chiappini Filmes
Arame Farpado é um documentário longa-metragem que fala sobre o homicídio de lideranças no Brasil. Segundo pesquisa da ONG Global Witness realizada entre 2002 e 2020, aproximadamente 700 lideranças foram assassinadas no Brasil, somente no campo. O filme aborda a luta de comunidades que atuam pela preservação da vida e defesa de seus territórios contra ataques de madeireiros, garimpeiros, fazendeiros e do próprio estado. Apesar das constantes ameaças de morte, execuções e criminalização dos ativistas, essas comunidades resistem aos processos históricos de opressão e genocídio. O projeto tem como objetivos tornar público essas denúncias a nível internacional, enaltecer a memória daqueles que foram assassinados e gerar reflexão em nossa sociedade sobre esse tema extremamente urgente.
PROJETO BIGUÁ
O PROJETO BIGUÁ é uma iniciativa do Centro de Etnoconhecimento Sociocultural e Ambiental Cauiré, o CESAC, de defesa da cultura e dos territórios ancestrais através do intercâmbio de saberes entre a floresta e a cidade. Com trocas de conhecimentos sobre comunicação, cinema e direitos humanos a partir da cidade; medicina, linguística, musicalidade e cosmologia ancestral a partir da floresta; o Biguá viaja da floresta aos grandes centros urbanos incentivando a autodeterminação dos povos, a autodemarcação e a gestão autônoma de seus territórios.